Amanhã tem competição no CPB com CBP Piscina

JulianRomero Aplicativos Leave a Comment

Em 2017 o Comitê Paralímpico Brasileiro começou a procurar uma solução para executar suas competições de natação de forma simples, ágil e flexível o suficiente para atender às diversas particularidades da natação paralímpica e os diferentes tipos de regulamento aplicáveis em esporte paralímpico internacional, nacional, escolar e universitário.

O Swim It Up! Sistemas de Natação recebeu a tarefa para desenvolver em um prazo de 7 meses e depois de algumas reuniões, testes e aprimoramentos, entregou não só um sistema único ao CPB como também uma plataforma que está tecnologicamente alguns anos a frente de diversas outras Federações Nacionais Paralímpicas.

A combinação de expertise em sistemas personalizados, natação e cronometragem eletrônica resultou no desenvolvimento do CPB Piscina, o primeiro e único sistema on-line adaptado às regras internacionais do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) com integração plena no CPB, multi-idiomas e entregando relatórios, resultados e informações on-line ricas em detalhes e precisas exclusivamente para natação paralímpica.

O CPB Piscina possui interface on-line (pública e administrativa) e off-line (administrativa). O lançamento dele eliminou por completo a digitação manual de resultados, sendo integrado com o moderno equipamento utilizado na Paralimpíada Rio-2016, Swiss Timing Quantum, e com o Colorado Time Systems, equipamento mais utilizado para eventos regionais por causa de sua mobilidade e disponibilidade em todos os estados.

No Centro de Treinamento do CPB, em São Paulo, o CPB Piscina envia ao equipamento de cronometragem eletrônica o balizamento da competição para que os nomes sejam exibidos no placar disponível na piscina, para que o público presente saiba quem são os atletas que estão competindo no momento.

O público pode acompanhar desde 2018 todos os resultados das competições promovidas pelo CPB no site natacao.cpb.org.br ou ainda no app CPB Piscina, disponível tanto na App Store quanto na Google Play Store, ambos completamente desenvolvidos para atender o rigoroso padrão de acessibilidade que o Comitê exige de seus parceiros e fornecedores. Os resultados são disponibilizados quase que imediatamente após o prazo necessário para divulgação das informações como oficial, o que não ocorria anteriormente. Com apenas um clique no CPB Piscina, o sistema atualiza o site e aplicativo, satisfazendo atletas, técnicos, dirigentes e público em geral de forma rápida e prática.

Uma das diversas particularidades do sistema de muito uso e utilidade no momento da competição é o módulo Secretaria, que permite à área de balizamento controlar a presença dos atletas, acessando em tempo real os dados do balizamento de cada prova, confirmando se cada atleta está permitido a competir ou não, seguindo o protocolo disponibilizado em regulamento. Dessa forma, se a Secretaria acionar um atleta marcando-o como não disponível, a área de processamento da competição e os juízes saberão na hora quem está autorizado a competir.

Com a pandemia, os trabalhos de aprimoramento e desenvolvimento de novos recursos – como o Live Timing – foram pausados, mas assim que possível, a evolução continuará a trazer benefícios em forma de informações precisas, rápidas e completas para toda a comunidade aquática paralímpica brasileira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *