Em 2013, a Federação Aquática Paulista mantém em seu portfolio de serviços prestados às entidades filiadas um sistema desenvolvido sob medida para a modalidade de polo aquático: Placar Online.
Desenvolvido por Swim It Up!, este sistema é parte do Aquatica Online, o software de gestão esportiva que mantém a Federação Aquática Paulista.
Depois de alguns testes e informações coletadas em colaboração com a Supervisão de Polo Aquático, o sistema foi colocado em prática, primeiramente em trabalho paralelo ao que é normal dos mesários, e depois de um ano de testes bem sucedidos passou a ser a fonte principal de informação que abastece o sistema.
Com os dados coletados durante cada jogo de polo aquático, através do módulo de competição – como funciona na natação, as informações necessárias para gerenciar um campeonato são disponibilizadas instantaneamente, como artilharia, tabela de jogos, classificação e outros dados essenciais para o acompanhamento e manutenção de um campeonato de polo.
Um dos passos mais importantes dados com este sistema foi a escalação dos jogadores e comissão técnica de cada time em cada jogo, onde pelo sistema é possível escalar apenas jogadores regularizados junto à Federação, o que contribuiu para a organização dos registros de atletas desta modalidade.
Durante cada jogo é possível, de acordo com as condições de rede, acompanhar o placar em tempo real, bastando o mesário clicar em um comando do programa para que as informações sejam enviadas de forma segura e protegida ao banco de dados e, enfim, disponibilizada ao público pelo site https://www.aquaticapaulista.org.br/placaronline/
Por causa do sucesso do Placar Online na Federação Paulista, outras associações de polo aquático se interessaram pelo uso do sistema e o utilizaram para gerenciar campeonatos de base e iniciação, incluindo clubes do Canadá e Estados Unidos.
Desenvolvido com o conceito de integrar, agilizar e distribuir, o sistema Placar Online é uma jóia tecnológica que simplifica o gerenciamento de jogos de polo aquático e racionaliza as informações para distribuição rápida e eficiente, contribuindo como “back-end” para divulgação e história da modalidade.